“Você não estará motivado todos os dias. Por isso, deve aprender a ser disciplinado.”
Quem tem uma rotina de estudos sabe o quanto é difícil se manter motivado. Tem dias que tudo flui, que conseguimos aprender coisas novas, revisar, resumir e fazer exercícios. Mas, tem outros que até a formiga subindo pela parede se torna mais interessante do que ter que estudar. Como lidar com isso?
Obviamente não teremos o mesmo foco, a mesma concentração e o mesmo ritmo todos os dias. E tudo bem, sabe? Tudo bem porque não somos robôs, tudo bem porque temos influências externas e não podemos controlar tudo o que acontece ao nosso redor.
Não podemos, nem devemos exigir tanto de nós mesmos! Isso não significa que vamos perder a disciplina. Muito pelo contrário, são por causa desses momentos de baixa que devemos manter a nossa disciplina para não nos perdermos pelo caminho.
Trace suas metas, mas entenda que nem sempre você conseguirá cumpri-lás totalmente. Estude o máximo que conseguir – QUE CONSEGUIR!
Aproveite os dias que você está com gás total e estude muito. Mas, respeite os dias de baixa e faça aquilo que você conseguir. Aproveite os dias de baixa para revisar conteúdos confortáveis e os dias de gás para aprender aquela matéria dificílima.
Pratique exercícios físicos, coma e durma bem, brinque com o seu animal de estimação, saia com os seus amigos. Tudo é uma questão de equilíbrio. Estude feliz e você estudará mais. Estude para você e para o seu conhecimento.
Seguimos juntos.