5 dicas para turbinar seus estudos

0

Hoje vamos dar 5 dicas que ajudam muito na hora de estudar.

Se você quer saber mais sobre organização, agendas e métodos de estudo o blog super recomenda a nossa fonte de hoje! A Fê Fioratto, além do blog pessoal, costuma gravar vídeos para o youtube. Entre um estudo e outro, confere lá. 

Vamos ao post dela, então:

Gente, vou confessar que eu não sou nada se não fizer resumo das coisas. As vezes eu nem presto atenção na aula, não absorvo muita coisa, mas se antes da prova eu não sentar e escrever a matéria eu juro que não sei fazer a prova hahaha. Sou do tipo que preciso escrever para absorver a matéria, então resumos são minha única opção em dias de prova.

Sou daquelas que faz o resumo do resumo. Quando tenho tempo sento e faço um resumo. Se ainda me sobrou tempo e a matéria é grande sento, risco as partes importantes do resumo e faço outro resumo mais esquemático e simples. =D

Claro que nem sempre tenho tempo dias antes para fazer resumo e nesse caso eu apelo para o “resumo simples”. Anoto palavras, frases ou trechos mais importantes. Faço esquemas simples e comparações que me façam lembrar da matéria depois.

No desespero e quando a matéria é daquele tipo que realmente não entendo e vejo que meu tempo está curto uso a melhor opção: estudar com os amigos. Sério gente, nada melhor do que discutir a matéria, explicar uns pros outros. Isso te ajuda a ter uma visão melhor da matéria além de fazer o estudo render.

Geralmente sempre juntamos para estudar quando a matéria tem muita conta ou é muito grande e complexa. Mas tem que focar, deixa a fofoca de lado e discutam.

Uma coisa que dá muito certo pra mim também quando o tempo está curto e os amigos indisponíveis é estudar e ler a matéria em voz alta. Sento na frente do espelho e vou lendo e explicando a matéria para mim mesma, como se eu tivesse me dando aula.

Sou o tipo de pessoa que não adianta ficar sentada com mil folhas, livros ou computador na frente. Não rendo assim, quando não tenho tempo de escrever a leitura em voz alta faz o papel da escrita e me ajuda muito para memorizar a matéria.

E a última dica, que na verdade deveria ser a primeira, é se planejar. O planejamento mensal é bom para isso, você consegue ver seu mês todo e separar datas e horários bons para estudar.

 

Recapitulando, são essas a dica da nossa blogueira:

1 – Planejamento

2 – Resumos da matéria

3 – Esquemas simples e comparações do conteúdo estudado

4 – Estudar com pessoas amigas

5 – Ler a matéria em voz alta e explicá-la a si mesmo, como se fosse uma aula. 

Fonte: Adaptado

 

 

Share.

About Author

Leave A Reply