8 erros fatais nos estudos para o Exame de Ordem

0

Descubra seus principais erros e o que fazer para melhorar seus estudos para a prova do Exame de Ordem.

Com o Exame de Ordem se aproximando, começa o terror entre os bacharéis de Direito. Dúvidas surgem, principalmente quanto à forma de se preparar. 

É normal que aconteçam erros, mas o candidato deve saber que é primordial ter um bom planejamento dos estudos, com uma preparação que lhe forneça segurança e seja objetiva

Principalmente porque um bom planejamento permite ao oabeiro saber exatamente o que precisa estudar, com foco nos conteúdos mais importantes.

Por isso, listamos os principais erros que você pode estar cometendo na sua preparação, planejando seus estudos sozinho: 

1. Tentar estudar tudo de todas as matérias

Um dos principais erros que os candidatos cometem na hora dos estudos para o Exame de Ordem é tentar estudar todo o edital. Afinal, existem conteúdos que são menos recorrentes nas provas.  

Além de exaustivo para o candidato, estudar a fundo cada disciplina demanda muito tempo. Nesse caso, por mais que o candidato tenha a estimativa de um ano de estudos, ele vai desperdiçar tempo estudando assuntos menos importantes.

2. Estudar mais o que gosta

O Exame de Ordem exige que o candidato tenha conhecimentos sobre os 17 ramos do Direito na primeira fase, por isso, faltar com os estudos em alguma dessas disciplinas pode ser um dos erros fatais na sua trajetória.

É claro que é compreensível que o estudante não tenha afinidade com todas as matérias, ou não tenha tempo suficiente para se dedicar especificamente a cada uma delas, mas é desejável que haja uma base de conhecimento. 

Deixar de estudar algo apenas porque não gosta, pode colocar em risco toda a sua prova. 

3. Não estabelecer uma rotina de estudos

Um dos maiores problemas na preparação para a primeira fase do Exame de Ordem é a falta de organização e uma rotina de estudos bem estabelecida.

Não existe um padrão de rotina fixo, porque cada pessoa tem uma rotina diária e tempo livre para dedicar-se aos estudos. Mas, nesse sentido, o importante é a qualidade e não a quantidade de horas que serão dedicadas a estudar para a prova da OAB.

4. Desorganização

É importante que você esteja organizado, tenha metas de estudos diárias, dentro da sua realidade é claro, para assim evitar que a preparação para a prova da OAB seja feita sem regularidade e com erros.

Ficar pulando de matéria em matéria, de diversas áreas em um mesmo dia, impede que o assunto seja realmente compreendido.

5. Ignorar a prática de questões

Deixar de praticar questões é também um dos erros comuns de muitos estudantes durante os estudos para a prova da OAB.

Resolver questões de provas anteriores, possibilita que o candidato tenha uma noção do tempo que gasta em cada uma delas e também entender quais possui mais erros e acertos para praticar, tendo uma noção dos pontos fracos e fortes em cada disciplina. 

6. Não dar atenção ao emocional

A mente é quem nos guia durante uma prova. Se ela estiver instável emocionalmente, o desempenho do candidato não será dos melhores.

Por isso, é importante que você também trabalhe seu emocional durante a preparação, para que chegue no dia mais tranquilo e obtenha um melhor desempenho.

É indicado que seja reservado um tempo para o lazer após uma rotina de estudos. Ter folgas ajuda a não ficar sobrecarregado ou com a mente cansada no dia do Exame.

7. Não fazer notas

Aplicar a revisão de conteúdos é um dos pontos mais importantes para quem deseja ser aprovado na OAB. 

Para começar as primeiras revisões,  primeiro o candidato deve fazer as suas próprias anotações. Seus resumos e anotações servirão como forma de otimizar os estudos.

Saber onde está errando dá a possibilidade de entender para não cometer o mesmo erro novamente. 

8. Achar que um preparatório não é importante

Muitos estudantes acreditam que para passar na OAB basta estudar seguindo uma rotina e um planejamento básico. 

Mas o que nunca contaram para eles é que um bom preparatório para o Exame de Ordem pode fazer com que a trajetória seja mais leve na conquista da vermelhinha. Isso porque, um bom preparatório traz todo o apoio necessário através de aulas objetivas focadas nos conteúdos mais importantes e materiais de apoio que são fundamentais nos estudos e dificilmente achados de forma gratuita na internet. 

Pensando nisso, temos um presente especial. Agora é possível você organizar seus estudos, planejar e estudar com foco nos conteúdos que realmente caem. No Curso Intensivo OAB XXXVI reunimos um supertime de professores, especialistas no Exame de Ordem, que irão lhe auxiliar na conquista da sua tão sonhada aprovação. Clique aqui e conheça tudo que o curso proporciona. 

Share.

About Author

Uma equipe produzindo conteúdo para você conquistar sua aprovação na OAB. Dicas, materiais gratuitos, avisos e muito mais.

Leave A Reply