Conheça os cinco temas mais cobrados de Direito Civil para OAB

0

Descubra quais os assuntos mais importantes para iniciar seus estudos. Conheça os cinco temas mais cobrados de Direito Civil para OAB.

Todos os anos, a equipe pedagógica da Verbo OAB faz um levantamento de temas mais cobrados no Exame de Ordem. 

A cada novo exame, o time se reúne para analisar as provas e atualizar o levantamento com base na última prova da OAB. Todavia, essa é uma atividade fundamental para manter nossos cursos atualizados diante das provas.

E uma das disciplinas que os oabeiros devem ter atenção é justamente a de Direito Civil. 

Todas as matérias são importantes, mas se você começar estudando tópicos errados, vai perder tempo. 

Por isso, recomendamos que leia este artigo até o final para saber os cinco temas mais cobrados de Direito Civil para OAB. 

Boa leitura!

  1. Contratos
  2. Direito das Sucessões
  3. Direito das Obrigações
  4. Direito das Coisas
  5. Parte Geral do Direito Civil

Direito Civil para OAB

De acordo com o último levantamento divulgado pela Verbo OAB, os assuntos mais recorrentes de Direito Civil têm sido os listados abaixo. 

Direito das Sucessões

É o ramo do Direito que aborda as leis sobre transferência do patrimônio de uma pessoa falecida aos seus herdeiros. Em suma, o Direito das Sucessões fala sobre herança.

Existe uma série de regras sobre a transferência de bens de alguém que morreu. Aliás, é importante não confundir: quando as sucessões acontecem entre pessoas vivas, essa área é do Direito de Obrigações.

Para dominar esse tópico, é fundamental fazer questões que podem ser de provas anteriores ou elaboradas pelo supertime da Verbo. Bora estudar conosco?

Contratos

Contratos são instrumentos legais que formalizam acordos entre vontades. Dessa forma, servem para criar, modificar ou extinguir direitos e obrigações. 

Como são muitos os direitos e deveres que podem ser regulamentados em contratos, é essencial que haja atuação de um Advogado para garantir a aplicação correta da lei e a vontade das partes.

Aqui na Verbo, o Prof Lucas Faccio é a titular da disciplina. Aliás, uma das aulas mais esperadas pelos nosso alunos tanto no online quanto no presencial.

Direito das Obrigações

Quando alguém não paga suas dívidas, pode acontecer de ter seu patrimônio usado como pagamento. Essa é uma das áreas de estudo do Direito das Obrigações.

Trata-se do ramo que estuda as relações jurídicas em que o patrimônio do devedor pode responder por sua inadimplência. Aliás, devido à complexidade dos conceitos e assuntos relacionados a esse tema, é fundamental que os Advogados estejam cientes desse assunto.

Direito das Coisas

Presente no Livro III, do Código Civil, é um conjunto de regras, geralmente obrigatórias, sobre o direito atribuído à pessoa sobre bens corpóreos, móveis ou imóveis, de conteúdo econômico.

Ou seja, é a área do Direito que fala sobre adquirir, exercer, conservar ou perder direitos sobre bens. Mais um assunto que não pode ficar de fora dos estudos de Direito Civil para OAB.

Parte Geral do Direito Civil

Em suma, a Parte Geral do Direito Civil é a base propriamente dita da matéria para estudo. No Código Civil, divide-se em três livros.

Aliás, essa área é bastante abrangente, reunindo os principais conceitos. Ademais, é na parte geral que são apontadas questões do ordenamento jurídico para resolver conflitos, direitos e deveres das pessoas, dos bens e dos fatos jurídicos. 

Portanto, agora que você já está por dentro dos cinco temas mais cobrados de Direito Civil para OAB, que tal partir para o estudo com nossos cursos online e/ou presenciais. Aproveite as condições especiais de matrícula.

Conheça o Curso Intensivo 1ª Fase do Exame de Ordem

Conheça o Curso Extensivo 1ª Fase do Exame de Ordem

Professora Carol Fernandes traz dicas de Direito Civil

Aliás, tem uma live em nosso canal do Youtube com foco total no assunto deste artigo. Então bora dar esse play especial na aula ao vivo da profª Carol Fernandes?

Acima de tudo, assista a seguir ao vídeo completo da prof que todo mundo ama aqui na Verbo OAB. 

Share.

About Author

Uma equipe produzindo conteúdo para você conquistar sua aprovação na OAB. Dicas, materiais gratuitos, avisos e muito mais.

Leave A Reply